Replicação do SQL Server para o MySQL: Parte 05


Olá pessoal. Dando continuidade à seqüência de artigos que ensinam como montar uma replicação do SQL Server para o MySQL, veremos nesta quinta parte como criar a assinatura para a publicação criada na sexta parte.

  • Passo 07: Assinando a publicação

Após a criação da publicação, descrita em detalhes no passo 6, devemos criar uma assinatura para esta publicação. O processo de criação de uma assinatura (subcription) geralmente é executado nos assinantes (subscribers), pois devem ser deles a iniciativa de receber os dados. Contudo, na publicação entre o SQL Server e o MySQL, e em todo tipo de replicação que envolve fontes de dados que não sejam o SQL Server, devemos configurar a assinatura diretamente no servidor de publicação.

Para iniciar a criação da assinatura devemos utilizar a janela Create and Manage Publications on PICHILIANI, que é mesma janela utilizada para a criação da publicação. Como descrito no passo 6, para acessar esta janela devemos acionado a opção Wizards… partir do Menu Tools do Enterprise Manager. Na janela de assistentes disponíveis devemos expandir o tópico Replication e escolher a opção Create Publication Wizard e clicar no botão OK. Porém, desta vez já existe a publicação chamada From SQL Server to MySQL, que aparece quando expandimos o nome do servidor. Devemos selecionar a publicação e clicar no botão Push new subscription…, como a Figura 7.1 mostra.

Figura 7.1. Selecionando a publicação From SQL Server to MySQL.Figura 7.1. Selecionando a publicação From SQL Server to MySQL.

A próxima tela do assistente apresenta a janela de boas vidas, que podemos pular apertando o botão Avançar >. Em seguida, o assistente pergunta qual será o assinante que deseja assinar a publicação. Para que o nome do servidor MySQL, identificado pelo DSN TesteMySQL parece na lista de possíveis servidores devemos seguir corretamente todas as etapas descritas no passo 5, onde habilitamos esta fonte de dados para participar em alguma replicação como assinante. Caso todas as etapas do passo 5 tenha sido seguidas corretamente e mesmo assim a fonte de dados não aparecer nesta segunda janela do assistente de criação de assinatura, basta fechar e abrir novamente o Enterprise Manager.

Nesta segunda tela do assistente devemos selecionar a fonte de dados TesteMySQL (MySQL ODBC 3.51 Driver), que deve estar dentro do item Enabled Subscribers, e clicar no botão Avançar >, como a Figura 7.2 mostra.

Figura 7.2. Selecionando o assinante da publicação.Figura 7.2. Selecionando o assinante da publicação.

A próxima tela do assistente pergunta qual é o nome do banco de dados, do assinante, que vai receber os dados da replicação. No nosso exemplo o nome do banco de dados é MSSQL_MYSQL, que foi criado no MySQL no passo 3. Basta digitar MSSQL_MYSQL no campo Subscription database name e clicar no botão Avançar >, como mostra a Figura 7.3, para seguirmos adiante no assistente.

Figura 7.3. Especificando o nome do banco de dados do assinante.Figura 7.3. Especificando o nome do banco de dados do assinante.

Na próxima tela do assistente devemos configurar a freqüência em que os dados da nossa publicação serão enviados para esta assinatura. Para suportar ambientes onde não há conectividade constante entre o Publicador/Distribuidor o SQL Server permite a criação de um horário pré-determinando e recorrente para o envio de dados da publicação. Nestes casos o SQL Server cria um agendamento específico para o job que envia os dados da replicação para os assinantes.

Como a especificação da replicação que estamos montando diz que os dados devem ser replicados o mais cedo possível, devemos escolher a primeira opção deta tela, Continuously – provides minimal latency between when an action occours at the Publishers and is propagated to the Subscriber, o que indica que a replicação será contínua e a latência será mínima. É importante lembrar que esta opção requer uma conexão constante entre o Publicador/Distribuidor e os assinantes e que esta configuração de latência é específica da assinatura e não da publicação. A Figura 7.4 mostra a opção da opção de menor latência para a assinatura que estamos criando.

Figura 7.4. Configurando a latência da assinatura.Figura 7.4. Configurando a latência da assinatura.

A penúltima tela do assistente de criação de publicação pergunta a respeito do que fazer no início da replicação. Como estamos utilizando uma replicação do tipo Transacional, podemos escolher se desejamos criar a estrutura das tabelas/view do artigo ou não. Como no nosso exemplo criamos apenas o banco de dados no MySQL, devemos marcar a opção Yes, initialize the schema and data e também a opção Star the Snapshot Agent to begin the initialization process imediately. Com estas duas opções marcadas, como na Figura 7.5, ao término do assistente de criação da assinatura a estrutura da tabela TB_MSSQL_MYSQL será criada no MySQL e os dados já começaram a ser enviados continuamente.

Figura 7.5. Configurando a inicialização do schema e dos dados.Figura 7.5. Configurando a inicialização do schema e dos dados.

Por fim o assistente de criação da assinatura mostra o status do serviço SQLServerAgent, responsável pela execução de jobs no SQL Server. Como todo o processo de replicação do SQL Server envolve jobs, é necessário manter o serviço SQLServerAgente ativado tanto no Publicador como no Distribuidor. No nosso exemplo, o servidor PICHILIANI assume os papeis de Publicador e o Distribuidor e por isso deve manter o serviço SQLServerAgent ativado. A Figura 7.6 apresenta a tela de confirmação de ativação deste serviço.

Figura 7.6. Janela de ativação do serviço SQLServerAgent.Figura 7.6. Janela de ativação do serviço SQLServerAgent.

A última tela do apenas apresenta um sumário do que foi configurado. Ao clicar no botão Finish todas as configurações da assinatura são realizadas e a publicação começa a todo vapor. A Figura 7.7 apresenta a janela de criação da assinatura após o término do assistente.

Figura 7.7. Término do assistente de criação da assinatura.Figura 7.7. Término do assistente de criação da assinatura.

Com o término do passo 7 a assinatura da publicação está pronta e funcionando. O próximo e último passo envolve a verificação da replicação de dados por meio da execução de instruções no SQL Server e no MySQL.

Um grande abraço e até a próxima pessoal

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)

*

  1. Sem citações ainda.